01.12.14

#FeitoNoBrasil

 

A Vivire apoia esse movimento
A Vivire apoia esse movimento

#FeitonoBrasil é uma iniciativa encabeçada pelo Bureau de Estilo com o apoio da Rhodia Solvay Group. E na verdade é um “manifesto de amor pela moda nacional”, como eles mesmos, falam a fim de “resgatar o orgulho e incentivo à produção local”. O movimento tem como intuito englobar não só a moda praia, mas todo o mercado têxtil nacional num todo.

Esse projeto dói discutido durante o Fórum de Negócios de Moda e, entre estilistas e representantes de associações como ABIT (Associação Brasileira da Indústria Têxtil) e ABEST (Associação Brasileira de Estilistas) participantes, a questão dos produtos importados e a necessidade de uma maior competitividade do Brasil (tanto no mercado interno quanto externo) foi unanimidade.

Site do Projeto, vale a pena conferir.
Site do Projeto, vale a pena conferir.

Não é se tornar contra os produtos importados, muito pelo contrário, mas o que deve ser insistentemente levantado é a não valorização do que é feito e produzido aqui tanto quanto valorizamos o que vem de fora. Seja pela maior variedade de materiais oferecidos no exterior ou pelo preço (os baixos custos de produção em países como China e Indonésia são bem atrativos), cada vez mais se torna difícil para uma marca que deseja manter-se fiel ao DNA verde e amarelo (da criação aos materiais utilizados e confecção) ser competitiva no cenário atual. Foram diversos fatores que resultaram em tal estágio, muitas vezes inerentes às possibilidades de ação da empresa, mas é fato que podemos promover mais o que vem da nossa terra.

O movimento #FEITONOBRASIL foi criado para fazer esse link da marca com o consumidor, identificando roupas e outros produtos criados e produzidos inteiramente em solo nacional. O próprio site explica um pouco mais e fornece um manual de aplicação dos logos – a ideia é que as marcas que desejam apoiar essa causa sintam-se livres e utilizem-na de forma responsável, respeitando o conceito de ser 100% brasileiro.

Como a Vivire busca se inspirar, divulgar e promover uma moda com cara de Brasil, não poderíamos ficar de fora!

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